terça-feira, 4 de outubro de 2011


Olá minha gente bonita!
Hoje vou falar sobre essa coisa maravilhosa que todo mundo ama, o Pão de Queijo, fiz ontem com goiabada, com catupiry e o tradicional, ficaram maaara! então resolvi escrever um pouquinho sobre eles.
Aqui o porque de o pão de queijo ser tradicionalmente conhecido como mineiro!




A origem do pão de queijo se confunde com a própria origem da culinária mineira, porque acompanha a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vinda da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo) moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.


Basta visitar várias casas de famílias mineiras para ver que em todas elas irão te oferecer nem que seja um café, acompanhando de que? Pão de queijo (de preferência), claro! Daí o motivo das pessoas dizerem que os mineiros são hospitaleiros e apaixonados pela receita.

Aqui vai uma receita bem fácil de pão de queijo, não é a que eu fiz, mas é bem gostosa.

Os ingredientes:

1 caixinha de creme de leite
A mesma medida da caixinha, de queijo ralado [de preferencia mussarela] não faça com parmesão, ele deixa muito salgado e seco.
A mesma medida da caixinha, de polvilho doce ou azedo, Pode misturar meio a meio tambem.
Sal a gosto.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma bacia, amace até formar uma massa homogênea, faça os bolinhos do tamanho que quiser e coloque pra assar. Até que fiquem levemente dourados.


Beijão seus lindos.

2 comentários:

  1. Só eu que nao curto pão de queijo? Até que vou com a aparencia dele, mas o gosto... seila :~ asidjoaisdjoaisjdoaijsd

    beijo Franzoca :*

    ResponderExcluir